A cidade de Juiz de Fora

A “Manchester Mineira”

Nossa cidade

Juiz de Fora é uma das cidades brasileiras com melhores índices de qualidade de vida. Com cerca de 500 mil habitantes, o município se encontra na região da Zona da Mata Mineira, estrategicamente localizada entre os maiores mercados consumidores do País, é dotada de toda a infraestrutura exigida para modernos empreendimentos. A cidade tem um PIB per capita de R$ 6,2 mil e uma das mais altas expectavas de vida do Brasil. Ocupando lugar de destaque em Minas em qualidade de vida e investimentos. Juiz de Fora também se destaca no ranking de desenvolvimento humano da Organização das Nações Unidas-ONU.

Origem do nome Juiz de Fora

Este nome tão característico – Juiz de Fora – gera muitas dúvidas quanto a sua origem. Na verdade, o Juiz de Fora era um magistrado, do tempo colonial, nomeado pela Coroa Portuguesa, para atuar onde não havia Juiz de Direito.

Alguns estudos indicam que um Juiz de Fora esteve de passagem na região e hospedou-se por algum tempo numa fazenda e que, mais tarde, próximo a ela, surgiria o povoado de Santo Antônio do Paraibuna.

Breve histórico da cultura em Juiz de Fora

Mais européia que colonial, Juiz de Fora, cidade do século XIX, em estreita vinculação com o dinamismo do Rio de Janeiro, não participou da cultura colonial mineira. Seu desenvolvimento industrial, pautado pela modernização capitalista, trouxe para a cidade, além de apitos das fábricas e da luz elétrica, o desejo de civilizar-se nos moldes dos centros europeus. Seus teatros, cinemas e intensa atividade literária refletiam a vontade de criar uma nova imagem para a cidade, fugindo à tradição escravista.

Os estudos até agora realizados sobre a vida cultural de Juiz de Fora revelam a existência de várias fases ao longo dos dois últimos séculos. Inicialmente, percebe-se uma cidade mais aberta. A distância dos centros barrocos, somada à prosperidade econômica, atraiu interesses mais variados. Aqui residiam católicos, protestantes, espíritas, maçons, liberais, republicanos, monarquistas… Embora houvesse conflitos entre eles, a cidade se mostrava receptiva ao debate de ideias.

Bandeira de Juiz de Fora

“As cores, com as respectivas significações heráldicas, representam, inclusive, os diferentes povos que entraram na composição étnica do Município e contribuíram , cada um ao seu modo, para a formação e o desenvolvimento social de Juiz de Fora: portugueses, indígenas, negros, italianos, alemães, sírios e libaneses. Figuram elas nas bandeiras das nações referidas, exceto das indígenas, que não as tinham e que são representadas na bandeira pelo vermelho. O triângulo é o da bandeira do Estado de Minas Gerais e evoca a Inconfidência Mineira, um de cujos participantes – o Dr. Domingos Vidal Barbosa – era, ao tempo da conjuração, morador na fazenda do juiz de fora”. É uma bandeira de composição original.

Distâncias

Rio de Janeiro – 184Km

Belo Horizonte – 272Km

São Paulo – 506Km

Fonte: Site Oficial da Prefeitura de Juiz de Fora

PortugueseEnglishSpanish