Manchester fecha parceria com especialista em Odontologia Esportiva

Clube passa a ter acompanhamento periódico de importante profissional da área da saúde

Atletas e Comissão tiveram o primeiro contato com o Dr. Júlio Lousada | Foto: Daniel Braga / Manchester

O Manchester Futebol recebeu, na manhã da última quarta-feira (20), o especialista em Odontologia Esportiva, Dr. Júlio Lousada (um dos 36 especialistas existentes no Brasil), novo parceiro do clube, que realizou uma palestra educacional para os atletas e colaboradores do clube denominada; “O Impacto da Saúde Bucal na Performance de Atletas de Alto Rendimento”. O objetivo do encontro foi apresentar a importância da boa saúde bucal no desenvolvimento físico e sua performance.

Júlio Lousada Pinto Junior é Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Valença, Especialista em Implantodontia pela Faculdade Estácio de Sá, Especialista em Odontologia do Esporte pela Faculdade São Leopoldo Mandic e é colaborador na Liga Acadêmica de Odontologia do Esporte UFJF. O profissional tem mais de 14 anos de experiência em Odontologia Esportiva.

Todos os atletas e colaboradores do clube passarão por uma avaliação do especialista, que fará o acompanhamento de fato e, posteriormente, o encaminhamento às necessidades. Esse projeto específico do Manchester caminha junto a sua filosofia, que é valorizar todos os profissionais, dando total suporte, em todas as áreas.

“Recebi o convite por parte da diretoria do clube, que viram que a Odontologia do Esporte é uma ferramenta importante no desenvolvimento do atleta. Hoje (quarta, 20) tive essa oportunidade de realizar essa palestra de conscientização e orientação de como um atleta de alta performance pode melhorar o seu rendimento e iniciar uma grande parceria com o Manchester”, disse Júlio.

Dr. Júlio Lousada | Foto: Daniel Braga

A odontologia do esporte tem como objetivo investigar, prevenir, tratar, reabilitar e compreender a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas. Entre os vários problemas que podem interferir na performance, como inflamações, infecções, equilíbrio e respiração, um atleta que é respirador bucal pode perder até 22% do seu rendimento e atletas com infecções podem ter bactérias que circulam na corrente sanguínea, afetando outros órgãos do corpo, atrapalhando na recuperação de uma lesão.

O profissional também trabalha em conjunto com a nutricionista para garantir a alimentação saudável e monitorar a ingestão de isotônicos (que podem danificar a camada de esmalte dos dentes) e psicólogo. Outra atuação da odontologia esportiva é monitorar a prescrição de remédios e substâncias que não sejam proibidas, evitando casos de doping.

A parceria com o especialista na odontologia esportiva faz parte do planejamento estratégico do clube, de promover o bem-estar constante dos atletas e colaboradores, sempre demonstrando uma visão extracampo, mas que influencia diretamente na performance diária, não só dentro do campo, mas no dia a dia dos profissionais.

Um dos primeiros atos do Manchester foi o lançamento do curso de idiomas para todos os profissionais do projeto (saiba mais aqui). O objetivo principal do clube é levar cada vez mais conhecimento, cultura e orientações, voltadas para a área da saúde e intelectual dos jogadores e colaboradores, entendendo que esse processo é fundamental para quem deseja atingir sucesso na carreira.

Vale destacar que o Manchester disponibiliza Plano de Saúde e Odontológico para todos os atletas e pratica políticas internas de orientação e avaliação para que os mesmos estejam sempre em suas melhores condições físicas e mentais para desenvolverem a melhor performance possível.

Foto: Daniel Braga

Este material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o site do Manchester como a fonte da informação.

Compartilhe
PortugueseEnglishSpanish